top of page

Passear pela tarde
 

Pela tarde, fim de tarde ou à noite, todos os percursos redundam na rota Chiado - Bairro Alto - Principe Real. Na pausa da ronda pelas lojas da moda, um café na esplanada da Brasileira do Chiado ou no afrancesado bistrot Le Mauvais Garçon.

2010 - present

2010 - present

Situados entre a esquina da rua da Barroca e a travessa da Espera, os bares daqui já integram os roteiros gays internacionais. Mas nalguns deles é difícil destrinçar uma orientação sexual dominante, tal a avalanche mais ou menos indistinta de grupos mistos, especialmente ao fim-de-semana. Sugerimos o Maria Caxuxa, o Espaço 41o Clube da Esquina, com destaque especial para o  Purex que, apesar de pequeno, há espaço para dançar ao som da música selecionada por um DJ nas noites de sexta e sábado.



Tolerante e descontraida, Lisboa é hoje um destino europeu de férias de primeira escolha para a comunidade gay. Uma ideia de percurso é o que se descreve já de seguida*.









* Um aviso à navegação, as discotecas que são sugeridas estão na linha hetero friendly, todos são bem-vindos e não há lugar para "menina (ou menino) não entra".

O jantar
 

Para o jantar, duas sugestões ambas no Bairro Alto. A primeira é o Pap´açorda, uma casa de cozinha portuguesa muito bem confecionada a marcar pontos e a lançar tendências na movida da capital desde 1981. Convém sempre reservar mesa durante fim-de-semana.



A outra sugestão para orçamentos mais contidos, recai no incontornável Põe-te na bicha, um pouco mais acima na Travessa da Água da Flor. Reflexões à parte acerca do nome, é um dos restaurantes mais antigos do Bairro e apresenta-se com duas pequenas salas bem decoradas e uma ementa criativa de qualidade muito aprumada. Às quintas-feira uma surpresa; pode comer o "bife à bicha" ao som de um piano gingão, uma relíquia da casa.

Tomar um copo
 

Dançar até cair
 

No Principe Real existem três discotecas de referência e se gerir bem o tempo consegue dar um salto a todas no mesmo serão, considerando que está a estender a noite à sexta ou sábado. Começamos por aquela que nunca fecha - nem na noite de Natal - e que é um ícone absoluto de Lisboa desde os anos 70: o Finamente Club. Shows de transformismo pela equipa residente da casa, de domingo a domingo a partir das três da manhã, são a prova que 25 metros de quadrados de casa não limitam o sucesso.



Outra casa com pergaminhos é o Trump´s. Provavelmente é a mais afamada discoteca gay da capital. Reproduzimos as considerações da gerência: Temos uma discoteca popular, mainstream, que não faz a mais pequena discriminação. É-nos indiferente a orientação sexual dos clientes: temos heteros, gays, outros que não se percebe. Sexta e sábado apenas. Conte com dez euros de entrada por uma bebida,  mesmo que a gerência não perceba que seja uma água ou um gin tónico.



O Construction ocupa o antigo Bric na rua Cecilio Sousa e é uma opção menos coquette do que o Trump´s, dedicada a um público menos preocupado com os ditames da moda, que inclui maioritariamente os noctívagos do Woof e do Tr3S. Dançar até o sol raiar.

A noite ainda vai curta e a sugestão é que se aproxime das discotecas do Principe Real. Como não vale mesmo apenas lá entrar antes das 02h30, tempo ainda para um ou dois copos no Woof e no TR3S (Três, leu bem). A onda aqui é um pouco diferente do Bairro mas ainda assim não menos amistosa. Originalmente desenhados para bears acabaram por atrair todos os tipos de gays independentemente do estilo ou dimensões. Também aqui as noites de verão são passadas na rua com um copo na mão.


Dormir depois da festa
 

Depois da festa é preciso fazer um sono. Dois bed & breakfast no centro de Lisboa assumidamente dedicados à comunidade gay: My Rainbow Rooms e o Blue Angel Hotel. Simpáticos e de custo acessível, mesmo na época alta os preços não ultrapassam os €70 por quarto duplo. Há que marcar com antecedência, claro está.

Onde fica

Gay

GALLERIE

LISSABONS VIERTEL

 

Sehenswert! >

NEWS

 

"Nachtzug nach Lissabon "
Mit Jeremy Irons Lissabon entdecken.         Trailer
>

 

Der "Gute Ruf" geht Lissabon voraus!

Lissabon gehört zu den 30 renommiertesten Weltstädten  (City Rep Trak)>

 

 

bottom of page