Restaurantes na moda
Velha Gruta
Rua da Horta Seca, 1B, (à Praça Luis Camões, Chiado)
Um bistrot francês chamado Velho Gruta? Vagamente insólito. Pierre e Laure, anfitriões desta casa há cerca de treze anos, decidiram manter o nome de uma modesta casa de pasto que aqui existia desde 1932. Ficou o título mas alterou-se o conceito de bem servir uma refeição, embora nem tanto assim. Resultou numa feliz ligação de cozinha francesa com um piscar de olho ao prato português.
Pedro e o Lobo
Rua Do Salitre 169 1250-199 Lisboa, Portugal
"Uma visão irreverente da cozinha portuguesa" assim é descrito pelos chefs Diogo Noronha e Nuno Bergonse. A LDB concorda e aplaude. O Pedro e o Lobo, inaugurado em 2010, é já um espaço muito acarinhado pelos lisboetas. Sabores portugueses em ambiente sofisticado, a sala de linhas direitas forrada a madeiras, com mobiliário vintage e chão de cimento. Perfecionismo e irreverência, como alguém apelidou e nós subescrevemos na íntegra.
Bica do Sapato
Avenida Infante Dom Henrique Armazém B, Cais da Pedra, Santa Apolónia
Inaugurado em 1999 pela mesma equipa que abriu a vizinha discoteca Lux Frágil, o Bica do Sapato mantém intacto o seu estatuto de um dos restaurantes mais trendy da capital. Para ver e ser visto contudo a cozinha não desmera a qualidade. Com uma excelente vista para o rio, opta-se pela ala restaurante, a cafetaria - com preços mais comedidos - ou então pelo sushi-bar com comida exclusivamente japonesa.
Santo António de Alfama
Beco de São Miguel 7 (Alfama)
Atenção, estamos nem Alfama mas aqui não há sardinhas assadas nem ninguém canta o fado! O Santo António já foi uma modesta "casa de pasto" distribuida por três pisos centenários. Renovações sucessivas e o resultado está à vista. Elegante e descontraido, paredes forradas de alto a baixo com fotos de gente conhecida, frequentado por artistas e clientes habituais. A provar indiscutivelmente as famosas cascas de batata fritas molhadas em maionese e a morcela servida com puré de maçã. Quase todos os dias até às duas da manhã.
Tentações de Goa
Rua São Pedro Mártir 23
218 875 824
Tentações de Goa já antes era conhecido como um dos pouco locais onde se podia encontrar comida goesa. O antigo proprietário tentava trazer a Portugal um pouco dos sabores de Goa, mas fazia-o com uma pequena oferta de pratos. Foi só quando Maria dos Anjos decidiu meter "mãos-à-obra" que o espaço se tornou num típico restaurante de comida indo-portuguesa, que nasceu dos ingredientes nacionais com condimentos e preparos indianos.
Estrela da Bica
Travessa do Cabral, 33 (ao Elevador da Bica)
Numa travessa da Bica, não muito longe do Bairro Alto, está a Estrela da Bica. Preços económicos num pequeno espaço com ar de cantina caseira. Pode lá ir pela tarde para um copo ou optar pelo jantar. As entradas convencem, guacamole, pimentos pádron, tibornas ou o que houver fresco na mercearia. Tem apenas três pratos principais que vão variando e uma opção para vegetarianos. Fica a sugestão do delicioso rolo de carne, caso tenha sorte no dia que lá for.
NEWS
"Nachtzug nach Lissabon "
Mit Jeremy Irons Lissabon entdecken. Trailer >
Der "Gute Ruf" geht Lissabon voraus!
Lissabon gehört zu den 30 renommiertesten Weltstädten (City Rep Trak)>